Cidadania na Prática

Visitando a Câmara de Vereadores

Os alunos do 3º ano da escola Monte Horebe, acompanhados de suas professoras, estiveram visitando a Câmara Municipal de Itaperuçu para conhecer o funcionamento do poder legislativo.

As crianças foram recebidas pelo diretor geral Pedro Aparício que explicou sobre o funcionamento do Poder, as funções dos vereadores. Relatou um pouco da história, quem foi o primeiro Presidente da Câmara e o primeiro Prefeito municipal. Na oportunidade os alunos puderam interagir dentro do plenário, inclusive realizando reivindicações de melhoria em seus bairros, fazendo várias perguntas que foram respondidas pelo vereador Zico Geffer, único presente na ocasião.

Podemos afirmar que essa foi uma experiência positiva, uma vez que o conteúdo “Os três poderes” está sendo abordado em sala de aula, e para dar continuidade ao trabalho, os alunos tiveram uma maior proximidade com a Câmara de Vereadores, e compreender melhor esse poder, que existe para a criação de projetos de lei, para fiscalizar e deliberar sobre as verbas utilizadas pelo executivo como intuito de beneficiar toda a população.

Foi interessante também, ver as crianças se assentarem nas cadeiras que recebem semanalmente nossos vereadores e pensar que dentro de mais alguns anos, talvez alguns deles ocupem esses lugares, tornem-se parte do legislativo municipal, e, amparados de valores e princípios como amor, justiça e verdade possam promover mudanças significativas na cidade de Itaperuçu. Educar para a vida é simples assim, é levar as crianças a conhecer o funcionamento da sociedade e instrumentalizá-las para promover as transformações necessárias.

Click aqui e veja fotos…

Deixe um Comentário